As questões da prova específica de
filosofia versarão sobre temas e problemas
de diferentes áreas da filosofia (lógica,
ética, estética, epistemologia, metafísica
e filosofia política, entre outras) e serão
formuladas a partir de textos clássicos da
história da filosofia, de diferentes épocas
e orientações teóricas. Na avaliação,
levar-se-á em conta a habilidade do candidato
para identificar e compreender teses, argumentos,
conceitos, polêmicas e problemáticas
filosóficas presentes nos textos ou deles decorrentes.
Será também requerido do candidato que
revele conhecimento das circunstâncias históricas
mais imediatas da produção e da recepção
dos textos em análise, mediante a consideração
das suas interlocuções com a tradição
filosófica e cultural.
A prova de filosofia pretende, portanto, aferir a
competência dos candidatos numa prática
que é, sob qualquer perspectiva que se encare
a formação filosófica no ensino
médio, rigorosamente indispensável:
a leitura de textos filosóficos. Os pressupostos
pedagógicos e filosóficos dessa orientação
para a prova são (i) que as habilidades acima
descritas constituem instrumentos universais para
exercício da leitura reflexiva e crítica
de textos filosóficos e (ii) que aquelas habilidades
poderão ser despertadas, aprendidas e aperfeiçoadas
independentemente de os autores ou os textos analisados
serem aqueles indicados por este programa.
Portanto, as indicações bibliográficas
para a prova de filosofia que aqui se farão
não devem ser encaradas como o resultado da
identificação de um minimum de leituras
que o estudante do ensino médio deve realizar
durante as aulas de Filosofia. Visto que o objetivo
não é averiguar conhecimentos cumulativos
e textuais da história da filosofia, mas a
capacidade de compreender e discutir textos filosóficos
no contexto das questões e dos debates clássicos
da filosofia, muitos outros tipos de formação
e de preparação prévia são
compatíveis com os objetivos da prova, mesmo
aqueles que não contemplem o estudo das obras
abaixo indicadas.
Todavia, as questões da prova serão
circunstanciadas em determinados textos filosóficos
e, para uma boa preparação que contemple
uma maior familiaridade com os objetos de análise
nas questões e com a terminologia consagrada
pelos textos empregados na sua formulação,
recomenda-se a leitura prévia desses textos.
Os textos indicados são os seguintes:
DESCARTES, René. O Discurso do Método
[trad. Bento Prado Jr.] São Paulo: Nova Cultural,
1987, 4.ed. (Col. Os Pensadores)
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe [trad. Lívio
Xavier] São Paulo: Nova Cultural, 1987, 4.
ed.(Col. Os Pensadores)
PLATÃO. A República: Livro VII. [trad.
Elza Moreira Marcelina] Brasília: Editora UnB,
1996, 2.ed.
SARTRE, Jean Paul. O Existencialismo é um
Humanismo [trad. Rita Correia Guedes] São Paulo:
Nova Cultural, 1987, 3. ed. (Col. Os Pensadores)
(Obs.: As referências feitas aqui a determinadas
edições das obras indicadas têm
como objetivo apenas estabelecer um padrão;
elas podem ser substituídas, sem qualquer prejuízo,
por outras no mesmo nível ou ainda melhores,
quando for o caso. São públicos e notórios
os equívocos grosseiros cometidos em determinadas
traduções de textos filosóficos
fartamente disponíveis no mercado editorial
brasileiro. O objetivo da indicação
dessas edições é apenas possibilitar
um patamar mínimo de rigor e qualidade acadêmica
para a avaliação das edições
a serem utilizadas na preparação para
a prova.)