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Comentários
dos Professores sobre a correção das redações
Avaliar redações
de vestibular não é tarefa fácil, ainda
mais numa prova como a da UFPR. Neste ano de 2003, do número
total de candidatos (52.448), foram "peneirados"
26.529 em função, dentre outros critérios,
da nota zero numa das provas objetivas. Somente os candidatos
selecionados a partir daí têm seus textos corrigidos.
Some-se aos dados quantitativos o fato de a nossa prova de
redação absolutamente original em relação
a outras de todo o país distribuir quatro ou
cinco questões específicas, que avaliam diferentes
domínios ou habilidades de leitura e produção
escrita.
E como é que nós corrigimos
tudo isso? Um conjunto de corretores mais ou menos constante
participa ano a ano da correção: desde 1996
há um trabalho direcionado especialmente a esse modelo
de prova. Inicialmente, os corretores são divididos
em equipes, cada uma responsável por uma questão.
Por exemplo, há corretores que, em razão de
sua área de estudo, direcionam-se melhor a uma questão
de literatura; outros a uma questão de texto argumentativo,
e assim por diante. Cada equipe, então, promove uma
ampla discussão, através de leitura prévia
de um conjunto de redações, para a definição
de critérios que nortearão a avaliação
de sua questão.
É muito importante ficar claro
que cada questão pede um tipo diferente de texto, e
por isso mesmo cada questão tem seus próprios
critérios de avaliação, que são
aplicados simultaneamente aos critérios globais de
avaliação de textos: coesão, coerência
e domínio do registro formal escrito.
A prova de 2003, nesse sentido, teve
quatro questões: uma de texto argumentativo, uma de
resumo, uma de texto de divulgação e outra de
literatura, envolvendo a leitura de um dos livros da lista
de obras literárias requerida pela prova. (Atenção!
Esses tipos de textos não são os mesmos de anos
anteriores nem necessariamente serão os mesmos para
provas de anos seguintes!)
A primeira questão, a 21, teve
como proposta a construção de uma argumentação
baseada em informações diversas sobre o tema
de acidentes de trânsito no Brasil, principalmente os
que envolvem jovens. A proposta está vinculada à
expressão "prove a necessidade de mudança
desse quadro" (do enunciado), pois o texto argumentativo
define-se justamente pela prova ou sustentação
de uma tese a partir de argumentos a ela relacionados. O comando
da questão, nesse sentido, já dá a tese
que o candidato deve provar: a de que há necessidade
de mudança no quadro de acidentes de trânsito.
E o candidato deve utilizar-se das informações
apresentadas pela questão para a construção
de argumentos que a sustentem.
Logo, grosso modo, os textos aqui considerados
bons (o que equivale às notas de 8 a 10, numa escala
numérica convencional) são os que realmente
se utilizam dos dados do enunciado para a construção
de uma argumentação consistente. Veja um exemplo
abaixo:
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O grande
número de mortes ocorridas em acidente de trânsito
no Brasil expõe a necessidade da elaboração
de leis e medidas mais rígidas para reverter
esse quadro. Segundo dados da UNESCO, do total de mortes
causadas por acidentes de trânsito, 21,8% são
de jovens entre 15 e 24 anos, o que representa 6.414
falecimentos. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego,
só na cidade de São Paulo, a cada 2,6
minutos um acidente é registrado, sendo que morre
um ocupante de veículo a cada 9,4 minutos. Se
esses índices já são altíssimos
apenas para uma cidade brasileira, imagine os dados
referentes a toda a nação.
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Texto 1: redação
prototípica para o conceito bom, da questão
21 (UFPR/2003).
No outro extremo da escala de avaliação
estão os textos considerados nulos (o que equivale
à nota zero), que não só deixam de considerar
os dados apresentados na questão como não respondem
à proposta argumentativa. Ou seja, são textos
que se desviam inteiramente do tema e/ou da proposta de tipo
textual requerido:
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Programas
de conscientização, estamos tendo diversos,
por isso a questão de a violência ter um
índice tão grande de mortes, principalmente
entre os jovens se dá pela irresponsabilidade,
de uma geração "carente" de
uma identidade e de valores, pois não respeitam
a própria vida, quem dirá a dos outros,
já é reflexo de uma educação
de base "sucateada" e a absorção
do lixo, dos lixos dos Estados Unidos e principalmente
impunidade.
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Texto 2: redação
prototípica para o conceito NULO, da questão
21 (UFPR/2003).
A questão 22, por sua vez, teve
como objetivo avaliar a capacidade de leitura e redação
dos candidatos a partir da elaboração de um
resumo, texto que deveria expor as afirmações
mais relevantes do texto original, com a explicitação
das suas relações lógico-semânticas,
em uma seleção compatível com o espaço
de 10 linhas. O comando apresenta um texto adaptado de uma
entrevista publicada na revista Superinteressante com uma
abordagem polêmica sobre a questão do meio ambiente.
Foram considerados bons os textos com
as seguintes características: a) Adequação
ao gênero "resumo", com seleção
das informações mais relevantes que estão
distribuídas nas partes do texto fonte e sua exposição
em um novo texto, de forma clara e articulada. O texto fonte
faz uma apresentação de B. Lomborg (estatístico,
dinamarquês, etc.) e expõe suas opiniões
polêmicas sobre algumas questões amplamente debatidas
pelos ambientalistas (avaliação das condições
do meio ambiente na atualidade, definição de
prioridades na preservação das florestas e de
espécies vegetais e animais ameaçadas de extinção).
Um bom resumo deve ter contemplado tanto a apresentação
de Lomborg quanto de suas opiniões; b) Fidelidade e
isenção ao expor as informações.
O candidato deve revelar uma boa leitura do texto e apresentar
as opiniões de Lomborg, atribuindo-lhe adequadamente
a autoria das afirmações, sem mesclá-las
com comentários pessoais:
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Conforme
o texto retirado da Superinteressante, o livro publicado
por Bjorn Lomborg vem despertando críticas pesadas
dos ambientalistas. Em sua obra, Lomborg afirma que
não há a necessidade de preocupação
com os desastres ambientais que vêm ocorrendo,
pois, segundo ele, o ambiente global está bem
e só tende a melhorar. Em suas declarações,
ele defende que não é racional nos preocuparmos
com animais e florestas enquanto há milhões
de pessoas passando fome. Lomborg também admite
que enxerga problemas em função do crescimento
acelerado da população, mas que, mesmo
assim, se dependesse dele, escolheria nascer agora ou
mais adiante, quando, segundo o autor, a vida será
ainda melhor.
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Texto 3: redação
prototípica para o conceito BOM, da questão
22 (UFPR/2003).
Por outro lado, foram considerados nulos
os textos que não atenderam minimamente ao que foi
solicitado no enunciado da questão. São casos
em que os candidatos não elaboraram um resumo, como
foi solicitado, mas um texto sobre a questão do meio
ambiente ou outro tema qualquer:
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A vida é,
sem dúvida, preciosa. O ser humano tem um valor
inestimável. Não há comparação
entre o homem e o leão. Porém deve se
ter cuidado ao mandar certos recados. A produção
de alimentos é suficiente no momento, o que está
errado é distribuição do arrecadado.
Pessoas estão morrendo porque o outro tem dinheiro
e pode comprar arroz e feijão, mas o pobre coitado
nada tem para um pão. Florestas são queimadas,
animais entram em extinção, a poluição
cresce a cada ano e o problema não é a
alimentação. É como viver em um
mundo onde não há mais árvores,
onde a camada de ozônio foi destruída e
a indústria modernizada para uma nação
que não tem arroz nem feijão?
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Texto 4: redação
prototípica para o conceito NULO, da questão
22 (UFPR/2003).
A questão 23 ficou com o aspecto
"divertido" da prova. Ela solicitou ao candidato
um texto de divulgação, a ser publicado em jornal,
sobre a reforma e serviços de uma oficina mecânica.
A proposta baseou-se na foto de uma fachada de oficina em
que se anunciavam, em escrita não-padrão, os
seus serviços prestados.
A equipe desta questão valorizou
o grau de complexidade envolvido na solução
escolhida pelo candidato: as informações
de reforma e serviços deveriam ser acompanhadas
de recursos apelativos refinados e criativos, próprios
de um texto de divulgação publicitária:
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Com o objetivo
de atender da melhor maneira possível e de ampliar
o número de clientes, José Pereira, proprietário
da auto-mecânica Diesel, em Cruzeiro do Norte,
promoveu uma grande reforma em seu estabelecimento.
Agora, além dos serviços anteriormente
prestados: assistência técnica para motores
e tratores, reforma de colheitadeiras e atendimento
nas fazendas da região; a oficina passará
a fazer também consertos de caminhões.
Dessa maneira, a auto-mecânica Diesel espera agradar
a todos os clientes com instalações mais
moderadas e serviços eficientes.
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Texto 5: redação
prototípica para o conceito BOM, da questão
23 (UFPR/2003).
Já o conceito de texto insuficiente
(o que equivale às notas 1 ou 2, numa escala numérica
convencional) ficou por conta, principalmente, da ausência
das informações que constituem o foco da questão:
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O mecânico
José Pereira, proprietário de uma oficina,
está divulgando seu estabelecimento. Seu José
conserta tratores em geral, monta motores, da assistência
tecnicas de fazendas e reforma geladeiras.
A melhor
oficina que trata muito bem você e seus eletrodoméstico
motores em geral e até fazendas, agora também
passará a fazer consertos de caminhões.
Se você precisa de ajuda para algum conserto vá
até a oficina do José Pereira.
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Texto 6: redação
prototípica para o conceito INSUFICIENTE, da questão
23 (UFPR/2003).
Por fim, a questão 24 voltou-se
a uma das obras da lista de literatura: "Esaú
e Jacó", de Machado de Assis. A questão
pedia que o candidato relacionasse uma passagem do romance
a elementos de seu enredo como um todo. Selecionar os elementos
pertinentes para tratar do problema colocado pelo enunciado
e construir um texto argumentativo que sustentasse o acerto
da observação feita pelo narrador eram as habilidades
requeridas pela questão.
Para que seu texto fosse considerado
bom, o candidato deveria dar uma resposta efetiva à
questão, explicando com argumentos consistentes e pertinentes,
e sem cair em contradição, que o narrador está
certo ao afirmar que é natural a mudança pela
qual os gêmeos passam. Deveria estabelecer, ainda que
sumariamente, uma articulação entre os níveis
psicológico as características das personagens
Pedro e Paulo e social ou político a
transição da monarquia para a república
da narrativa:
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A mudança
é fato natural por uma razão bastante
simples: Paulo, tendo espírito revolucionário
e sede de mudança, nunca se dá por satisfeito,
estando sempre disposto a atacar os defeitos do sistema
vigente, na esperança de aprimorá-lo:
Logo, ainda que defendesse a república durante
a monarquia, quando aquela se instaura, vê problemas
que podem e devem ser resolvidos. Já Pedro carrega
na alma o desejo de estabilidade e segurança.
Teme mudanças e revoluções por
duvidar de sua consistência. Uma vez que a república
se prova regime estável e funcional, Pedro prefere
defendê-la e estagnar-se a tentar mudá-la
e correr riscos.
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Texto 7: redação
prototípica para o conceito BOM, da questão
24 (UFPR/2003).
Foi considerado insuficiente, aqui,
aquele texto que, embora revelasse algum conhecimento sobre
"Esaú e Jacó", não trouxe elementos
relacionados à oposição que está
na base da questão proposta, ou, fazendo uma leitura
equivocada do trecho citado, enxergou uma aproximação
entre os irmãos que em tudo se opunham.
Resumos genéricos do enredo,
que não revelem trabalho de seleção de
elementos ligados à oposição entre os
gêmeos, assim como meras paráfrases das informações
contidas no enunciado, também serão considerados
insuficientes:
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Paulo é
liberal e é a favor da democracia, enquanto seu
irmão Pedro é conservado e a favor da
monarquia. Apesar de Pedro e Paulo serem irmãos
gêmeos e brigarem muito durante toda a história
do livro, tendo apenas alguns momentos de reconciliação,
eles algumas vezes repartem da mesma opinião,
como no caso de Pedro gostar de algumas idéias
objetivadas pela democracia. Esse não é
o único caso durante a história do livro,
pois mesmo sendo irmãos e rivais e perfeitamente
possível duas pessoas terem a mesma idéia.
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Texto 8: redação
prototípica para o conceito INSUFICIENTE, da questão
24 (UFPR/2003).
Os leitores mais entendidos talvez estejam
neste momento se perguntando onde estão aqueles erros
tradicionalmente vistos como problemáticos, tais como
a falta (ou excesso!) de acentos, os porquês
juntos ou separados, os verbos sem sujeitos e outros quetais.
Embora eles não estejam evidenciados no conjunto de
exemplos acima, eles são obviamente considerados nos
critérios de avaliação das questões,
mas não são critérios norteadores de
notas. O que norteia a nota do candidato em cada questão,
numa escala de textos bons, regulares e insuficientes, é
o domínio específico de escrita de um tipo de
texto. E o domínio de convenções de escrita
(ortografia, acentuação, etc.) define apenas
a variação mais específica da nota: um
ponto, para mais ou para menos, numa escala numéria
de zero a 10, por exemplo. Assim, se o texto é considerado
insuficiente porque não atende à proposta da
questão, mas demonstra um domínio corretíssimo
da escrita padrão, sua nota fica um pouco acima do
insuficiente. E o mesmo raciocínio vale para outros
conceitos.
Com o que foi apresentado acima, acreditamos
poder ter tirado dúvidas de algumas pessoas envolvidas
no vestibular, ou então ter esclarecido alguns pontos
para curiosos em geral. O que importa, para além de
perguntas mais específicas, é as pessoas saberem
que o que está por trás da correção
das redações da UFPR é trabalho duro...
E cheio de critérios!
Coordenadores da Equipe
de correção
Processo Seletivo UFPR / 2003
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